sexta-feira, 11 de abril de 2014

Expressões Coreanas

(Babando por essa imagem linda do MEU G-Divo)
Não sei se vocês perceberam, mas hoje eu estou inspirada e esse já é o meu terceiro post no dia. Bom, eu sou nova nesse universo do K-pop, do qual estou certa de que não vou sair nunca mais, e imagino que assim como eu os iniciantes fiquem curiosos para saber mais sobre a cultura coreana, por isso eu pesquisei expressões em coreano e vou postá-las aqui pra vocês.

Eu até tentei pronunciar algumas palavras, mas parecia que eu estava falando árabe com um sotaque meio alemão... Muito obrigada dicção! 

A

Aisu crim (아 이 스 크 림): gelado
Ajumma (아줌마): senhora / tia (usada para mulheres mais velhas, amigas da sua mãe, ou senhoras de bar)
Ajoshi (아저씨): senhor / tio (oposto de Ajumma)
Andoé (안돼): não posso
Any (아니): não
Anya (아니아): não
Anyeo (아니예요): não
Anyo (아뇨): não
Annyong (안녕): olá / adeus (saudação informal, usada com amigos)
Annyong-haseyo (안녕하세요): Olá (saudação formal)
Annyeonghi-gaseyo (안녕히 가세요) : Adeus (saudação formal)
Appa (아빠): papai (para crianças)
Apa (아파): está doendo
Araboji (할아버지): avô
Araso (알았어): Entendi / compreendo


B

Bap (밥): arroz
Bap mogosó? (밥 먹었어?): já comeu?
Babo (바보): tonto / idiota
Banmal (반말):  Linguagem informal (usa-se com pessoas da mesma idade, amigos ou pessoas mais jovens)
Bogoshipo (보고 싶어): Sinto sua falta / Quero te ver 

C

Chamkkanmanyo (잠깐만요): espera / espera um pouco (informal)
Chesonghamnida (죄송합니다): desculpe-me / perdão
Chincha? (진짜?): de verdade? / é sério?
Chigum (지금): agora / já / Agora mesmo
Chingu (친구): amigo / amiga
Chocun (조금): um pouco
Chogi (저기):
Chokio (저기요): desculpe / licença
Cheondemal (전대말): Linguagem formal (usado com pessoas mais velhas, pais, avós)     

Chonmal? (정말?): de verdade? / é sério?
Choa (좋아): ok / concordo
Chuaheyo (좋아해요): gosto de você
Chugul-le? (죽을래?): quer morrer? (na hora das tretas isso deve ser uma maravilha)
Chukahaeyo (축하해요): parabéns
Copi (커피): café
Crom (그럼): então

D

Don dongori (똥 덩어리): pedaço de merda  (vou começar a chamar as pessoas assim e que a treta comece, caso alguém me entenda, claro)
Dongseng (동생]): irmão / irmã mais nova (o) (usado para irmãos de sangue ou uma pessoa mais nova)

E

Eottoke (어떻게): O que eu faço? / E agora? / O que deve fazer?

H

Hajima (하지마) : não o faça, não vá, não seja assim
Haendeupon (핸드폰): celular
Hube (후배): junior (pessoa de um nível inferior ao seu na escola, no trabalho)
Hyung (형): Irmão mais velho (usado para irmãos de sangue ou alguém mais velho)

I

Ireoná (일어나): levante-se
I-sekiya (이 섹이야): bastardo / filho da p*t*
I-noma (이 놈아): bastardo / babaca

J

Jebal (제발): por favor

K

Ka (가): vá embora / saia!
Kajima (가지마): não se vá
Kalke (갈께): a gente se vê / até mais
Kamsahamnida (감사합니다): obrigado (formal)
Kojyeo! (거져!): suma! / Desapareça!
Komawo (고마워): obrigado (informal)
Kure (그래): Eu sei / de acordo
Kwenchana? (괜찮아?): você está bem? (responde-se com a mesma palavra Kwenchana)

M

Maeum (마음): coração
Mianhae (미안해): me desculpe / perdão (informal)
Michyeoseo? (미쳤어?): está doido?
Mogo! (먹어!): coma!
Mul (물): água
Mwo? (뭐?): quê?
Mworago? (뭐라고?): o que você disse?
Musunmariya? (무슨 말이야?): o que você quer dizer?

N

Namja (남자): homem / garoto
Namjachingu (남자친구): noivo
Nappun nom (나쁜 놈): bastardo

Ne (네): sim
Ne? (네?): que?
Nuguseyo? (누구세요?): quem é?
Nuna (누나): irmã mais velha ( é como os garotos chamam as meninas / irmãs mais velhas)

O

Odi? (어디?): onde?  (incrível como essa se parece com o português...)
Omo! (어머): céus / meu deus  (Omo, porque se sujar faz bem. HUEHUEHUEHEUHUE MÃE TRÁS MEUS REMÉDIOS).
Omma (엄마): mamãe (para crianças)
Omoni (어머니): mamãe (para adultos)
Onni (언니): irmã mais velha (é como as garotas chamam as mulheres mais velhas que elas)
Oppa (오빠): irmão mais velho (as garotas chamam os homens mais velhos assim, ou os amigos mais íntimos)

P

Pali (빨리): depressa! / rápido
Popo (뽀뽀): beijo

S

Songsenim (선생님): professor
Sarang (사랑): amor
Saranghae (사랑해): te amo
Sarangheyo (사랑해요): te amo (formal)

Saran'ah (사랑아): meu amor 
Sekiya (섹이야): bastardo
Shibal (십발): maldito
Shiro! (싫어!): não quero (quando não quer fazer algo que os outros pediram)

T

Tueso (됐어): esqueça

W

We? (왜?): por quê?

Y

Ye (예): sim
Yeogui (여기): aqui
Yoboseyo? (여보세요?): alô?

Yoboya (여보야): Querido, querida. (Usado somente entre marido e mulher)
Yeppuda (예쁘다): bonito / lindo
Yeobo (여보): querido (como as esposas se referem aos seus maridos)

Números

Hana (하나) –> um (número)
Dul (둘) –> dois (número)
Set (셋) –> três (número)
Net (넷) –> quarto (número)
Tasot (다섯) –> cinco (número)
Yosot (여섯) –> seis (número)
Ilgop (일곱) –> sete (número)
Yodol (여덟) –> oito (número)
Ahop (아홉) –> nove (número)
Yol (열) –> dez (número)

Apelidos Carinhosos


Yoboya (여보야):  Querido, querida. (Usado somente entre marido e mulher)
Jagiya (자기야): Querido, querida. (Usado entre casais, casados ou não)
Yaegiya (애기야): bebê (Usado muito entre adolescentes)
Saran'ah (사랑아): meu amor 
Ippeuna (이쁜이): lindo, linda 

Insultos


Babo (바보): tonto / idiota
Dolgegari (돌대가리): Retardado, 'anta' (bem mais ofensivo que babo - 바보)
Don dongori (똥 덩어리): pedaço de merda 
I-sekiya (이 섹이야): bastardo / filho da p*t*
I-noma (이 놈아): bastardo / babaca
Nappun nom (나쁜 놈): bastardo
Sekiya (섹이야): bastardo
Shibal (십발): maldito

Risadas em coreano


훕훕훕 -> huhuhu
호호호 -> hohoho
하하하 -> hahaha 
ㅋㅋㅋ -> kkkkkk

Girias Coreanas


B

Barambungi (바람둥이): homem mulherengo que sai com várias mulheres.
Byeontae (변태): pervertido, tarado.

C

Chada (차다): dispensar, dar um fora em alguém.
Cheolbyeonyeo (철벽녀): Mulher que não abre o coração ou não aceita o amor de alguém facilmente.


D

Dolgegari (돌대가리): Retardado, 'anta' (bem mais ofensivo que babo - 바보)

E

Eoljjang (얼짱): O melhor

G

Ganjikyo (간지교): homem estiloso.
Ganji (간지): pessoa fria, deselegante.
Geumsappa (금사빠): Pessoa que se apaixona rapidamente ou à primeira vista.
Gonjubyeong (공주병): 'doença de princesa'. Para as garotas que se acham.

K

Kinka (킹카): Homem sexy, gato, gostoso.
Kwinka (괸카): Mulher sexy, gata, gostosa.
Kkotminam (꽃미남): "Flower Boy". Homem bonito. 

J

Jonna (존나): muito, pra caramba (Jonna chumda! (존나 춥다!) - Está frio pra caramba!)

M

Menpung (멘붕 - 탈 괴): Colapso mental. ~ Expressão utilizada quando algo de errado ou ruim acontece contigo e por não saber o que fazer a respeito você acaba 'pirando'.
Momchi (몸치): pessoa que não sabe dançar. (sou dessas)
Momjjang (몸짱): pessoa que tem corpo bonito, sarado.

N

Naga! (나가!): Cai fora daqui.
Neom (넘): muito (forma contraída de neomu - 너무)

O

Omchon (엄천): muito

S

Sagaji (싸가지): Mal educado(a), rude, grosseiro.

T

Tueso (됐어): Esquece, deixa pra lá.
Ttorayi (또라이): Pessoa que age fora do normal. São os ditos 'loucos', 'sem noção'. (sou dessas²)

W

Wanjabyeon (왕자병): doença de príncipe'. Para os homens que se acham.


Wow! Esse foi o post mais longo que eu já fiz! Eu queria ter postado mais cedo, mas olha o tamanho do negócio... Eu tive que editar, colocar na letra, cor e medida certa, complementar as informações. Enfim, muitas coisas! Espero que tenham gostado e que isso tenha sido útil pra vocês ^.^
Agora com licença que eu vou dormir, porque ninguém é de ferro. Annyeonghi jumuseyo (안녕히 주무세요!): Boa Noite!



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que tenha sido útil ^.^

      Excluir
  2. Parece que entrei dentro dos Doramas! Haha. Parabéns, eu amei 😊

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!!Amo aprender expressões coreanas e trolar minhas chingus,ㅋㅋㅋ.

    ResponderExcluir
  4. So um detalhe esse ᄌ é j e esse ᄎ é ch. Entao é jinjja e nao chincha. :3

    ResponderExcluir

Oiie gente!
Qual sua opinião sobre o post?
Comente aí! Lemos tudo com muito carinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...